![](https://autodromodeinterlagos.com.br/wp-content/uploads/2022/11/iniciodecadade20.jpg)
Os primeiros projetos para o bairro de Interlagos do engenheiro britânico Louis Romero Sanson incluíam hotéis, represas, casas e avenidas, além de um circuito de corridas para fazer do local a “cidade satélite”. O nome Interlagos foi sugestão do francês Donat-Alfred Agache, já que o lugar se situava entre as represas Guarapiranga e Billings, lembrando-o a região suíça de Interlaken, que significa entre lagos.
![Pilotos disputam o primeiro Grande Prêmio de Automobilsmo de São Paulo, 12/7/1936. Cerca de sete mil pessoas espremeram-se nas arquibancadas montadas ao longo da avenida Brasil e nas ruas em torno do improvisado circuito para assistir à corrida.](https://autodromodeinterlagos.com.br/wp-content/uploads/2022/11/corridajdamarica-1024x570.jpg)
Em 12 de julho, São Paulo recebia sua primeira prova internacional, o GP Cidade de São Paulo. Sem um autódromo, o circuito foi montado nas próprias ruas da capital. Entretanto, a piloto franesa Hellé-Nice sofreu um acidente que provocou seis mortes e ferimentos em mais de 30 pessoas. Por questões de segurança, decidiu-se então a criação de um local apropriado para corridas, dando continuidade ao projeto de Sanson.
![](https://autodromodeinterlagos.com.br/wp-content/uploads/2022/11/interlagosinicio.jpeg)
A empresa de Sanson adquire um terreno de um milhão de metros quadrados. Estudando pistas estrangeiras, o engenheiro permitiu um desenho adequado a topografia do terreno, com subidas e descidas. O resultado foi um percurso de 7.960 metros de extensão, com possibilidade de uso somente do anel externo, de pouco mais de 3.200 metros.
![](https://autodromodeinterlagos.com.br/wp-content/uploads/2022/11/download.jpeg)
Manoel de Teffé lidera um grupo de pilotos e dá as primeiras voltas na pista, com o autódromo ainda em obras.
![](https://autodromodeinterlagos.com.br/wp-content/uploads/2022/11/2011-424714618-31068-06.jpg_20150507.jpg)
Em 12 de maio, acontece a abertura oficial de Interlagos. Com a realização de duas provas, uma de moto e um trajeto de 96 km (12 voltas) e outra de carros, o Grande Prêmio São Paulo, com 200 km (25 voltas). O vencedor da prova em duas rodas foi Hans Ravache e, entre os carros, Arthur Nascimento Junior. Um público de 15 mil espectadores assistiram às corridas.
![](https://autodromodeinterlagos.com.br/wp-content/uploads/2022/11/24_Horas_de_Interlagos_1951.jpg)
Acontece a primeira corrida de longa duração, as 24 Horas de Interlagos, vencida pela dupla Godofredo Viana e Pascoalino Buernocors.
![](https://autodromodeinterlagos.com.br/wp-content/uploads/2022/11/GP1952.jpeg)
Em comemoração aos 400 anos da cidade de São Paulo, foi realizado o Grande Prêmio IV Centenário da Cidade de São Paulo, com vitória do suíço Emmanuel “Toulo”. Após o evento, o autódromo tornou-se patrimônio público da cidade.
![](https://autodromodeinterlagos.com.br/wp-content/uploads/2022/11/As-corridas-do-automobilismo.jpg)
O Autódromo de Interlagos abria uma nova era, a das provas de longa duração, que prevaleceram como principal atração até 1972, quando começou a sediar a Fórmula 1. Nos dias 24 e 25 de novembro, foi realizada as Mil Milhas, com organização de Wilson Fittipaldi.
![](https://autodromodeinterlagos.com.br/wp-content/uploads/2022/11/histor4.jpg)
A partir da década de 60, montadoras disputavam as principais provas. Com isso, os carros de corrida se aproximavam muito dos carros de rua e serviam como um ambiente de criação e teste de novas tecnologias. Nesse cenário, Interlagos foi de extrema importância para a melhoria dos carros de série.
![](https://autodromodeinterlagos.com.br/wp-content/uploads/2022/11/As-corridas-do-automobilismo.jpg)
O Autódromo é fechado para obras. Na época, foi criada uma comissão para estudar como fazer uma reformulação da pista e da infraestrutura, para melhorar a segurança de pilotos e público. Entre a equipe de revitalização encontrava-se o apoio dos grupos dos autódromos de Monza, na Itália, Buenos Aires, na Argentina e Nurburgring, na Alemanha, além de Wilson Fittipaldi, que participou ativamente do processo.
![](https://autodromodeinterlagos.com.br/wp-content/uploads/2022/11/emerson1970.jpg)
O Autódromo foi reaberto em 1° de março, mas as reformas não estavam totalmente concluídas. A abertura foi consagrada com o Campeonato Internacional de Fórmula Ford, que teve como campeão Emerson Fittipaldi, então com 23 anos.
![Vista aérea de Interlagos na década de 1970 em foto de reprodução do livro 'Autódromo de Interlagos – 1940 a 1980', de Paulo Scali (Foto: Reprodução)](https://autodromodeinterlagos.com.br/wp-content/uploads/2022/11/autodromo-inciio.jpeg)
Interlagos passa por mais uma reforma, com o intuito de receber a Fórmula 1 no ano seguinte e de se adaptar aos novos critérios da Feredação Internacional de Automobilismo. A reforma criou melhor sinalização, estrutura para transmissões de rádio e televisão, além de um esquema de emergência para atendimento muito mais rápido no caso de acidentes na pista. Em outubro, aconteceram o torneio F-2 e F-3, cujo vencedor foi Emerson Fittipaldi, derrotando até mesmo seu próprio irmão.
![](https://autodromodeinterlagos.com.br/wp-content/uploads/2022/11/primeiracorrida.png)
Pela primeira vez, o circuito recebeu a Fórmula 1, ainda como um “teste” de estrutura, sem valer pontos para o campeonato.
![](https://autodromodeinterlagos.com.br/wp-content/uploads/2022/11/emerson-fittipaldi-da-lotus-recebendo-a-bandeirada-pela-vitoria-no-gp-do-brasi.jpeg)
A F-1 realiza sua primeira prova oficial em Interlagos em 11 de fevereiro. Emerson conquistou mais uma vitória, em cima do escocês Jackie Stewart. No ano seguinte, o brasileiro compete com nomes como Clay Regazzoni, da Ferrari, mas mantem seu histórico de vitórias.
![](https://autodromodeinterlagos.com.br/wp-content/uploads/2022/11/jose-carlos-pace.png)
José Carlos Pace conquista sua primeira vitória, após o francês Jean-Pierre Jariei que tinha a vitória quase certa ser obrigado a abandonar a corrida. O segundo lugar ficou com Emerson, que fechou a corrida com um marco na história do esporte no Brasil. Essa foi a última vitória brasileira no Autódromo no circuito antigo.
![](https://autodromodeinterlagos.com.br/wp-content/uploads/2022/11/reforma1978.jpeg)
A partir de 1978, o Autódromo passa por mais reformas, que diminui seu trajeto para 7.873 metros.
![](https://autodromodeinterlagos.com.br/wp-content/uploads/2022/11/homagemjosecarlospace.jpg)
O Autódromo mudou seu nome para Autódromo Municipal José Carlos Pace, em homenagem ao brasileiro que morreu em um acidente aéreo em 1977, heroi pelo feito de 75. Posteriormente, o piloto também ganhou um busto em sua homenagem na entrada principal.
![](https://autodromodeinterlagos.com.br/wp-content/uploads/2020/04/tracado.jpeg)
No fim do ano, o Autódromo passa por mais reformas para receber novamente a Fórmula 1. O trajeto sofreu a diminuição para 4.325 metros de extensão, aderindo a tendência de circuitos com até 4.500 metros.
![](https://autodromodeinterlagos.com.br/wp-content/uploads/2022/11/interlagos-1990-ae.webp)
Em 23 de março, aconteceu a reinauguração de Interlagos. O primeiro lugar do pódio foi ocupado pelo francês Alain Prost, após Ayrton Senna ter seu desempenho comprometido por um incidente com Satoru Nakajima.
![](https://autodromodeinterlagos.com.br/wp-content/uploads/2022/11/ayrtonsena1991.jpg)
Ayrton Senna vence a prova pela primeira vez em casa. O brasileiro levantou as arquibancadas e marcou seu nome na história do país. O feito foi repetido em 1993.
![](https://autodromodeinterlagos.com.br/wp-content/uploads/2022/11/Moyovelocidae1992.jpeg)
O Mundial de Motovelocidade faz sua prova pela primeira vez em São Paulo, no Autódromo.
![](https://autodromodeinterlagos.com.br/wp-content/uploads/2022/11/formula-1-brazilian-gp-2000-an-2.jpg)
A estrutura do local começou a ser mais cobrada e exigida para as realizações da F-1. Uma das reformas possibilitava os competidores voltarem à pista após uma escapada com a substituição de áreas de escape por asfalto.
![](https://autodromodeinterlagos.com.br/wp-content/uploads/2017/03/Autodromo-Interlagos-obras_220916_Foto_JoseCordeiro_0282.jpg)
A São Paulo Turismo assume a administração do Autódromo, facilitando o processo de gestão e montando uma organização mais séria e comprometida. As modificações se tornaram mais viáveis e passaram a ser executadas com mais rapidez.
![](https://autodromodeinterlagos.com.br/wp-content/uploads/2022/11/reforma2007.png)
O Autódromo passa por uma grande obra no asfalto, recebendo uma tecnologia moderna com melhores sistemas de drenagem e nova entrada para os boxes. Além disso, a arquibancada foi ampliada, criando-se um novo lance em frente aos boxes.
![](https://autodromodeinterlagos.com.br/wp-content/uploads/2022/11/reforma2009.png)
Para oferecer maior segurança aos pilotos, Interlagos passa por reformas em vários pontos do trajeto, como na Curva do Café (onde ocorreu o acidente e a morte de Rafael Sperafico, piloto da Stock Car Light.
![](https://autodromodeinterlagos.com.br/wp-content/uploads/2022/11/WorldEnduranceChampion2012.png)
Primeira prova do World Endurance Championship, um evento FIA nos moldes de Le Mans, com 6 horas de duração.
![](https://autodromodeinterlagos.com.br/wp-content/uploads/2022/11/Ferrari-Racing-Days-At-Silv.jpg)
O Brasil recebeu em 13 e 14 de Abril, o Ferrari Racing Days, evento inédito no País. Combinando provas e exibições de carros históricos e modernos da clássica marca italiana, o programa foi realizado no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.
![](https://autodromodeinterlagos.com.br/wp-content/uploads/2022/11/interlagos-nova-saida-box-680x400-1.jpg)
Após 15 anos, foi feita uma nova grande obra criando novos boxes na reta oposta e alterando o circuito.
![](https://autodromodeinterlagos.com.br/wp-content/uploads/2020/05/Autodromo-Interlagos_120520_Foto-JoseCordeiro_067.jpg)
O Autódromo de Interlagos completou 80 anos de história e ganhou também um painel de grafite feito pelo artista Eduardo Kobra, com a imagem do piloto Ayrton Senna.
Painel do piloto Ayrton Senna feito pelo artista Eduardo Kobra em 2020, em comemoração aos 80 anos de Interlagos. Foto: Jose Cordeiro/ SPTuris.