Linha do tempo

Década de 1920
primeiros projetos
Interlagos nascendo

Os primeiros projetos para o bairro de Interlagos do engenheiro britânico Louis Romero Sanson incluíam hotéis, represas, casas e avenidas, além de um circuito de corridas para fazer do local a “cidade satélite”. O nome Interlagos foi sugestão do francês Donat-Alfred Agache, já que o lugar se situava entre as represas Guarapiranga e Billings, lembrando-o a região suíça de Interlaken, que significa entre lagos.

1936
12 de julho
Primeira prova internacional
1º GP Cidade de São Paulo
Pilotos disputam o primeiro Grande Prêmio de Automobilsmo de São Paulo, 12/7/1936. Cerca de sete mil pessoas espremeram-se nas arquibancadas montadas ao longo da avenida Brasil e nas ruas em torno do improvisado circuito para assistir à corrida.

Em 12 de julho, São Paulo recebia sua primeira prova internacional, o GP Cidade de São Paulo. Sem um autódromo, o circuito foi montado nas próprias ruas da capital. Entretanto, a piloto franesa Hellé-Nice sofreu um acidente que provocou seis mortes e ferimentos em mais de 30 pessoas. Por questões de segurança, decidiu-se então a criação de um local apropriado para corridas, dando continuidade ao projeto de Sanson.

1937
O Terreno
1 milhão de metros quadrados
Sanson adquire o terreno

A empresa de Sanson adquire um terreno de um milhão de metros quadrados. Estudando pistas estrangeiras, o engenheiro permitiu um desenho adequado a topografia do terreno, com subidas e descidas. O resultado foi um percurso de 7.960 metros de extensão, com possibilidade de uso somente do anel externo, de pouco mais de 3.200 metros.

1939
A Pista
primeiras voltas
Manoel de Teffé

Manoel de Teffé lidera um grupo de pilotos e dá as primeiras voltas na pista, com o autódromo ainda em obras.

1940
Interlagos
abertura oficial
Realização de duas provas

Em 12 de maio, acontece a abertura oficial de Interlagos. Com a realização de duas provas, uma de moto e um trajeto de 96 km (12 voltas) e outra de carros, o Grande Prêmio São Paulo, com 200 km (25 voltas). O vencedor da prova em duas rodas foi Hans Ravache e, entre os carros, Arthur Nascimento Junior. Um público de 15 mil espectadores assistiram às corridas.

1951
Longa duração
Primeira prova
As 24 Horas de Interlagos

Acontece a primeira corrida de longa duração, as 24 Horas de Interlagos, vencida pela dupla Godofredo Viana e Pascoalino Buernocors.

1954
Comemoração
400 anos da cidade de São Paulo
Grande Prêmio IV Centenário

Em comemoração aos 400 anos da cidade de São Paulo, foi realizado o Grande Prêmio IV Centenário da Cidade de São Paulo, com vitória do suíço Emmanuel “Toulo”. Após o evento, o autódromo tornou-se patrimônio público da cidade.

1956
Nova era
principal atração até 1972
Provas de longa duração

O Autódromo de Interlagos abria uma nova era, a das provas de longa duração, que prevaleceram como principal atração até 1972, quando começou a sediar a Fórmula 1. Nos dias 24 e 25 de novembro, foi realizada as Mil Milhas, com organização de Wilson Fittipaldi.

1960
Década de 60
Aproximação com carros de rua
Montadoras disputando provas

A partir da década de 60, montadoras disputavam as principais provas. Com isso, os carros de corrida se aproximavam muito dos carros de rua e serviam como um ambiente de criação e teste de novas tecnologias. Nesse cenário, Interlagos foi de extrema importância para a melhoria dos carros de série.

1967
Obras
reformulação da pista
Autódromo é fechado

O Autódromo é fechado para obras. Na época, foi criada uma comissão para estudar como fazer uma reformulação da pista e da infraestrutura, para melhorar a segurança de pilotos e público. Entre a equipe de revitalização encontrava-se o apoio dos grupos dos autódromos de Monza, na Itália, Buenos Aires, na Argentina e Nurburgring, na Alemanha, além de Wilson Fittipaldi, que participou ativamente do processo.

1970
1° de março
Reabertura
Campeonato Internacional de Fórmula Ford

O Autódromo foi reaberto em 1° de março, mas as reformas não estavam totalmente concluídas. A abertura foi consagrada com o Campeonato Internacional de Fórmula Ford, que teve como campeão Emerson Fittipaldi, então com 23 anos.

1971
Melhor sinalização
estrutura para transmissões
Fórmula 1 no ano seguinte
Vista aérea de Interlagos na década de 1970 em foto de reprodução do livro 'Autódromo de Interlagos – 1940 a 1980', de Paulo Scali (Foto: Reprodução)

Interlagos passa por mais uma reforma, com o intuito de receber a Fórmula 1 no ano seguinte e de se adaptar aos novos critérios da Feredação Internacional de Automobilismo. A reforma criou melhor sinalização, estrutura para transmissões de rádio e televisão, além de um esquema de emergência para atendimento muito mais rápido no caso de acidentes na pista. Em outubro, aconteceram o torneio F-2 e F-3, cujo vencedor foi Emerson Fittipaldi, derrotando até mesmo seu próprio irmão.

1972
Pela primeira vez
sem valer pontos para o campeonato
Fórmula 1

Pela primeira vez, o circuito recebeu a Fórmula 1, ainda como um “teste” de estrutura, sem valer pontos para o campeonato.

1973
11 de fevereiro
primeira prova oficial em Interlagos
Fórmula 1

A F-1 realiza sua primeira prova oficial em Interlagos em 11 de fevereiro. Emerson conquistou mais uma vitória, em cima do escocês Jackie Stewart. No ano seguinte, o brasileiro compete com nomes como Clay Regazzoni, da Ferrari, mas mantem seu histórico de vitórias.

1975
José Carlos Pace
primeira vitória
Autódromo no circuito antigo

José Carlos Pace conquista sua primeira vitória, após o francês Jean-Pierre Jariei que tinha a vitória quase certa ser obrigado a abandonar a corrida. O segundo lugar ficou com Emerson, que fechou a corrida com um marco na história do esporte no Brasil. Essa foi a última vitória brasileira no Autódromo no circuito antigo.

1978
Mais reformas
diminui o trajeto
A partir de 1978

A partir de 1978, o Autódromo passa por mais reformas, que diminui seu trajeto para 7.873 metros.

1985
O Autódromo
mudou de nome
Autódromo Municipal José Carlos Pace

O Autódromo mudou seu nome para Autódromo Municipal José Carlos Pace, em homenagem ao brasileiro que morreu em um acidente aéreo em 1977, heroi pelo feito de 75. Posteriormente, o piloto também ganhou um busto em sua homenagem na entrada principal.

1989
Mais reformas
Para receber novamente a Fórmula 1
Novo trajeto

No fim do ano, o Autódromo passa por mais reformas para receber novamente a Fórmula 1. O trajeto sofreu a diminuição para 4.325 metros de extensão, aderindo a tendência de circuitos com até 4.500 metros.

1990
23 de março
aconteceu a reinauguração
Reinauguração de Interlagos

Em 23 de março, aconteceu a reinauguração de Interlagos. O primeiro lugar do pódio foi ocupado pelo francês Alain Prost, após Ayrton Senna ter seu desempenho comprometido por um incidente com Satoru Nakajima.

1991
Vence a prova pela primeira
marcou seu nome na história do país
Ayrton Senna

Ayrton Senna vence a prova pela primeira vez em casa. O brasileiro levantou as arquibancadas e marcou seu nome na história do país. O feito foi repetido em 1993.

1992
Mundial
pela primeira vez em São Paulo
Motovelocidade

O Mundial de Motovelocidade faz sua prova pela primeira vez em São Paulo, no Autódromo.

2000
Estrutura do local
para as realizações da F-1
Mais cobrada e exigida

A estrutura do local começou a ser mais cobrada e exigida para as realizações da F-1. Uma das reformas possibilitava os competidores voltarem à pista após uma escapada com a substituição de áreas de escape por asfalto.

2005
A São Paulo Turismo
Passa a administrar o Autódromo
Sob nova direção

A São Paulo Turismo assume a administração do Autódromo, facilitando o processo de gestão e montando uma organização mais séria e comprometida. As modificações se tornaram mais viáveis e passaram a ser executadas com mais rapidez.

2007
Melhores sistemas de drenagem
nova entrada para os boxes
Grande obra no asfalto

O Autódromo passa por uma grande obra no asfalto, recebendo uma tecnologia moderna com melhores sistemas de drenagem e nova entrada para os boxes. Além disso, a arquibancada foi ampliada, criando-se um novo lance em frente aos boxes.

2009
Mais reformas
em vários pontos do trajeto
Maior segurança aos pilotos

Para oferecer maior segurança aos pilotos, Interlagos passa por reformas em vários pontos do trajeto, como na Curva do Café (onde ocorreu o acidente e a morte de Rafael Sperafico, piloto da Stock Car Light.

2012
Primeira prova
um evento FIA nos moldes de Le Mans
World Endurance Championship

Primeira prova do World Endurance Championship, um evento FIA nos moldes de Le Mans, com 6 horas de duração.

2013
Primeira prova
um evento FIA nos moldes de Le Mans
Ferrari Challenge

O Brasil recebeu em 13 e 14 de Abril, o Ferrari Racing Days, evento inédito no País. Combinando provas e exibições de carros históricos e modernos da clássica marca italiana, o programa foi realizado no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. 

2014
Grande obra
criando novos boxes na reta oposta
Após 15 anos

Após 15 anos, foi feita uma nova grande obra criando novos boxes na reta oposta e alterando o circuito.

2020
80 anos de história
ganhou também um painel de grafite
Autódromo de Interlagos

O Autódromo de Interlagos completou 80 anos de história e ganhou também um painel de grafite feito pelo artista Eduardo Kobra, com a imagem do piloto Ayrton Senna.

Painel do piloto Ayrton Senna feito pelo artista Eduardo Kobra em 2020, em comemoração aos 80 anos de Interlagos. Foto: Jose Cordeiro/ SPTuris.