Você sabia?
Que o circuito paulistano passou por uma etapa de reformas entre 2014 e 2016, consolidando-se como uma das melhores pistas de automobilismo do mundo?
O Autódromo completou 82 anos em 2022 trazendo na bagagem momentos históricos do automobilismo brasileiro e mundial. No dia 12 de maio de 1940, nascia um dos principais circuitos da América Latina, que passou a receber categorias nacionais e internacionais, além de provas de motociclismo, outros esportes a motor e eventos diversos.
Da Fórmula Vee, passando pela Stock Car até as máquinas de Fórmula 1, a pista paulistana também possui etapas de motovelocidade, como a Super Bike. Na pista auxiliar, que fazia parte do antigo traçado, continuam atividades e treinos de escolas de pilotagem, testes de montadoras e provas de arrancada no novo trecho recentemente reformado.
Além disso, o Kartódromo Ayrton Senna também passou por melhorias e voltou a ser palco de disputas para pilotos novos no kart já no início de 2015. Nos demais espaços, festivais de música como o Lollapalooza e outros eventos completam o calendário cheio do equipamento, com movimento o ano todo.
Breve histórico
Inicialmente, Interlagos tinha sido planejado para ser uma cidade-satélite onde, além de um autódromo, teria infraestrutura como residências, conjuntos comerciais, hotel, igreja e outros estabelecimentos. O primeiro projeto começou a ser desenhado em meados da década de 1920 pelo engenheiro britânico Louis Romero Sanson, que possuía um plano imobiliário para a região sul da capital paulista. Com participação de Alfred Agache, o urbanista francês sugeriu batizar a área de “Interlagos”, pela semelhança com a região suíça de Interlaken – que significa “entre lagos” –, pois fica entre duas represas paulistanas, Billings e Guarapiranga.
Com área total de cerca de 1 milhão de metros quadrados, o Autódromo é atualmente administrado pela Secretaria de Governo Municipal – SGM.
Saiba mais sobre a história e a linha do tempo do local.