A Toyota Gazoo Racing celebrou uma vitória impressionante na quinta etapa do Campeonato Mundial de Endurance da FIA, as 6 Horas de São Paulo, com um desempenho excepcional que colocou dois carros entre os quatro primeiros. O Toyota GR010 Hybrid Hypercar nº 8, pilotado por Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa, saiu vitorioso em Interlagos, que recebeu 73.205 fãs ao longo do fim de semana. Essa conquista marcou o primeiro pódio do carro nº 8 nesta temporada.
O trio vencedor se beneficiou de um problema no sensor de pressão de combustível do carro nº 7, que liderava a corrida com Mike Conway, Kamui Kobayashi e Nyck de Vries. Essa falha resultou em uma parada nos boxes de três minutos, fazendo com que o trio caísse para o fundo do pelotão dos Hypercars. Contudo, a equipe se destacou ao recuperar tempo e terminou em quarto lugar.
A Porsche Penske Motorsport também teve um desempenho notável, assegurando um pódio duplo com seus dois Porsche 963 Hypercars. O carro nº 6, que enfrentou um furo de pneu no início da corrida, contou com a habilidade de Laurens Vanthoor, Kevin Estre e Andre Lotterer, que garantiram a segunda posição, a 1m08s da Toyota vencedora. O pódio foi completado pelo carro nº 5 da mesma equipe, pilotado por Michael Christensen, Matt Campbell e Frederic Makowiecki.
Com esses resultados, a Porsche mantém a liderança no Campeonato Mundial de Endurance de Fabricantes da FIA, somando 126 pontos, enquanto a Toyota se aproxima com 122 pontos, seguida pela Ferrari com 109 pontos.
Na LMGT3, a Manthey PureRacing alcançou sua segunda vitória da temporada no FIA WEC com o Porsche 911 GT3 de número 92, pilotado por Alex Malykhin, Joel Strum e Klaus Bachler. Entre os brasileiros na competição, Nicolas Costa terminou em 4º lugar e Augusto Farfus em 10º.
Confira a galeria de imagens. Fotos: Jose Cordeiro e Daniel Deák/ SPTuris e Julio D’Paula.
Texto: Winicius Silva