Queima de fogos celebram 120 anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão

Brasil e Japão celebram, em 2015, os 120 Anos de Tratado de Amizade, Comércio e Navegação, um marco significativo e simbólico que possibilitou, entre outros acordos bilaterais de cooperação, o início da imigração, em 1908, com a chegada, a bordo do navio Kasato Maru, das primeiras famílias que escolheram o País como segunda pátria.

Para comemorar, o governo japonês e as diversas entidades representativas da comunidade nipo-brasileira programaram cerca de 400 eventos em todas as regiões do país. A cidade de São Paulo, com o maior contingente de descendentes, foi escolhida para acolher o “Hanabi Matsuri” (Festival de Queima de Fogos de Artifício), programado para o dia 12 de setembro de 2015, no Autódromo de Interlagos. A proposta é justamente promover a integração entre as duas nações. Dentre os grandes destaques – além da queima de fogos com duração aproximada de 20 minutos – estão a presença de duas bandas japonesas e uma exposição alusiva ao piloto Ayrton Senna, muito querido dos japoneses, com direito à exposição do carro Mclaren que eternizou sua trajetória nas pistas.

Os organizadores pretendem celebrar a data de forma grandiosa, envolvendo não apenas os descendentes de todas as gerações, mas todos aqueles que apreciam a arte japonesa, da tradicional à contemporânea, com uma grade de atrações dinâmica e variada, para reunir as famílias e os jovens.

Atrações – A programação de palco tem início previsto para as 12h, com apresentações de grupos de Taiko (tambores japoneses), da ópera Madame Butterfly, de Puccini, adaptado por um grupo de jovens atores de São Paulo, e da Família Lima interpretando canções brasileiras e japonesas com seus instrumentos clássicos (violino, violoncelo, baixo e percussão). Dentre as atrações internacionais, está confirmada a presença dos grupos de Kao=s, com uma apresentação envolvente de instrumentos típicos japoneses e teatro; além do Ore ska Band, sucesso no Japão com músicas do anime Naruto.

Queima de fogos – O ápice da festa acontecerá as 20h com a queima dos fogos. O espetáculo leva a assinatura da estilista Junko Koshino, respeitada no Japão e no mundo como uma das mais importantes representantes da moda japonesa contemporânea. Diferentemente do Brasil, o “hanabi” (fogos de artifício) é mais contemplativo do que estamos acostumados. Serão, no total, 20 minutos de espetáculo com 4,5 mil disparos sincronizados com músicas de sucesso no Brasil e no Japão.

Além desta programação intensa, o local contará com o Hanabi Food Park, com muita culinária japonesa, brasileira, entre outras.

Serviço:
Data: 12 de setembro
Horário: das 12 às 20h30
Local: Autódromo de Interlagos
End.:Avenida Jacinto Filho, 33, portão K/R/F
Entrada gratuita, mediante entrega de 1 kg de alimento não-perecível
www.hanabimatsuri.com.br