O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, juntamente com o ministro do Turismo, Vinícius Lages, a vice-prefeita, Nádia Campeão, o secretário especial para Assuntos de Turismo e presidente da SPTuris, Wilson Poit, e o secretário de Infraestrutura Urbana e Obras, Roberto Garibe, fazem na manhã desta quinta-feira (16/10), uma visita ao Autódromo de Interlagos.
O objetivo é vistoriar as obras realizadas este ano no local, que começaram no dia 15 de julho. Entre as intervenções, está sendo finalizado o aumento da entrada dos boxes, que ficará mais larga – passando de 30 para 45 metros – e mais extensa, começando cerca de 300 metros antes da antiga.
Conforme o presidente da SPTuris, Wilson Poit, empresa que administra o autódromo, essa mudança é bem vista pelos profissionais de esportes a motor. “Essa melhoria era um pedido antigo dos pilotos, e com isso eliminamos um ponto de risco no acesso dos boxes, garantimos ainda mais segurança para as provas de automobilismo e motovelocidade”, explica. Para essa obra, foi necessário a construção de um muro de arrimo com 300 metros de extensão e 10 metros de altura, em média, para alargamento da área.
“Outra importante reforma que está feita no quesito de segurança é a criação de uma área de escape na curva ‘S do Senna’”, lembra Poit. Nesse trecho da pista, o traçado da saída dos boxes teve pequena alteração para dar espaço à área de escape, com cerca de 10 metros. “Além de beneficiar todas as corridas, os pilotos de moto, principalmente, poderão fazer a curva de forma mais segura”, ressalta o presidente da SPTuris.
As obras fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) lançado pelo Ministério do Turismo em 2013 para estimular o setor em todo o país. Em São Paulo, o Autódromo de Interlagos teve repasse de R$ 160 milhões. As intervenções são realizadas por meio da São Paulo Obras (SPObras, empresa da Prefeitura de São Paulo vinculada à Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras – Siurb).
Novo asfalto e novos boxes
Está incluído no pacote o recapeamento total da pista, com cobertura asfáltica especial mais duradoura, que elimina ondulações na pista e propicia maior aderência aos veículos. O “pitlane”, trecho da reta em frente aos boxes, também recebeu novo piso, mais resistente, além de novo sistema de drenagem.
Já no trecho da saída da curva “S do Senna” e a curva do Sol, acontece a preparação do espaço para futuros boxes auxiliares, com terraplanagem e muro de contenção. Além disso, os boxes já existentes serão modernizados e ampliados de acordo com padrões internacionais, com reforma geral da área técnica, como aumento e modernização do Paddock, nova Torre de Controle, nova área para a imprensa, entre outras melhorias.
“Todas essas intervenções fazem parte da segunda etapa das obras, que começam a partir de dezembro desse ano e vão se estender em 2015. Os novos boxes auxiliares vão permitir que os eventos chamados de prova-suporte aconteçam no mesmo dia de uma categoria principal” exemplifica o presidente da SPTuris, Wilson Poit.
Preparativos para a F1
Como acontece todos os anos, o período que antecede a realização do GP Brasil de F1 também é usado para manutenção e melhorias nas instalações do Autódromo de Interlagos. É feita revisão geral dos dispositivos de proteção e segurança, entre os quais as defensas metálicas (guardrails), barreiras de pneus, grades de proteção, lavadeiras e postos de sinalização existentes ao longo da pista.
Toda a área dos boxes e salas de apoio passam por uma manutenção geral, com pintura e ajustes nas portas, além de limpeza. E ainda revitalização das cabines de rádio e imprensa e outras ações de manutenção geral da estrutura fixa do Autódromo
O Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 2014 acontece dos dias 7 a 9 de novembro.