Na quinta etapa do campeonato da Fórmula Truck, realizada neste domingo (7/7), no Autódromo de Interlagos, não faltaram emoções para as 50 mil pessoas presentes nas arquibancadas. Depois de uma corrida com muitas bandeiras amarelas, o pernambucano Beto Monteiro, na última volta, venceu a prova depois de ultrapassar o atual campeão e vencedor da corrida de 2012, Leandro Totti.
O dia ensolarado, sem uma única nuvem no céu de São Paulo, deu um cenário especial para a etapa paulista da Fórmula Truck. Roberval Andrade, piloto da casa, guiando o caminhão com as cores do Corinthians, largou na frente e se manteve nesta posição até a terceira volta, quando uma quebra no radiador de seu Scania o fez abandonar a corrida. Com isso, a briga pela ponta ficou entre Felipe Giaffone, Leandro Totti e Beto Monteiro.
Com algumas interrupções da prova, por conta de incidentes em alguns caminhões, a emoção ficou reservada para as últimas voltas. Felipe Giaffone foi punido pelo excesso de fumaça em seu equipamento e, com isso, o caminho ficou livre para Totti e Monteiro, que se aproximava cada vez mais do atual campeão da categoria.
Na última volta, com uma bela manobra na curva do Bico de Pato, Beto Monteiro, da Scuderia Iveco, conseguiu finalmente a ultrapassagem, porém a vitória só se consolidou na linha de chegada, pois Totti tentou retomar a ponta na reta final. Monteiro venceu por apenas dois décimos de segundo, levantando a arquibancada, que aplaudiu a bela disputa entre os dois. O italiano Alex Caffi, ex-Fórmula 1, também andou forte, chegando em terceiro, Valmir Benavides e Leandro Reis completaram o pódio.
Confira a relação dos dez primeiros colocados da prova de Interlagos:
1º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, 56min57s745
2º) Leandro Totti (PR/MAN), RM Competições-MAN Latin America, a 0s213
3º) Alex Caffi (ITA/Iveco), Dakarmotors, a 6s404
4º) Valmir Benavides (SP/Iveco), Scuderia Iveco, a 8s579
5º) Leandro Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, a 10s503
6º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF Santos Desenvolvimento, a 11s950
7º) Rogério Castro (GO/Volvo), ABF/Volvo, a 32s647
8º) Djalma Fogaça (SP/Ford), 72 Sports/Ford Racing Trucks, a 35s962
9º) Pedro Muffato (PR/Scania), Muffatão, a 41s258
10º) Edu Piano (SP/Ford), Território Motorsport, a 1min07s571